Existem diversos motivos para que os dentes fiquem amarelados ou manchados, sejam eles a idade, aspectos genéticos, traumas ou até mesmo alimentação. Acontece que esse aspecto acaba causando incômodo para muitas pessoas, impactando inclusive na autoestima e bem-estar desses indivíduos.
Porém, com o progresso da Odontologia, atualmente existem tratamentos específicos para o clareamento dental e que são cada vez mais procurados nos consultórios, já que trazem ótimos resultados para o paciente.
Como funciona o clareamento dental?
Muitas vezes pode aparentar ser um procedimento simples e exclusivamente estético, mas requer bastante critério e orientação de um cirurgião-dentista. Somente um profissional saberá orientar com segurança a concentração ideal do produto, a frequência, a maneira correta de aplicar o gel e o grau de branqueamento possível.
O processo de clareamento dos dentes ocorre por meio da utilização de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio, e conta com duas modalidades: o tratamento caseiro ou tratamento no consultório, mas ambos realizados sob a supervisão do dentista.
Clareamento caseiro ou no consultório dental, qual a melhor opção?
Estudos recentes mostram que o resultado final em relação a cor é semelhante nas duas técnicas. O que vai determinar a melhor escolha é a avaliação do profissional, pois a indicação para o tratamento pode variar de paciente para paciente. Deve ser levado em consideração se o paciente apresenta hipersensibilidade dentária ou se possui tratamentos endodônticos (canais).
No tratamento realizado em consultório, o profissional utiliza um produto mais concentrado do que o usado no tratamento caseiro. As sessões podem durar de 45 minutos a 1 hora, com espaçamento de 7 a 10 dias.
Já no clareamento caseiro, o cirurgião-dentista confecciona uma moldeira personalizada para o paciente, fornece o gel com a concentração ideal para o caso e monitora semanalmente sua evolução. A aplicação é realizada diariamente de 1 a 2 horas. O tratamento tem duração média de 25 a 30 dias.
Existe ainda a opção de associar as duas técnicas, mas como já abordado, tudo irá depender da avaliação do profissional e da indicação do melhor tratamento.
O processo de clareamento dental possui diversos benefícios como melhora da aparência estética do dente, deixando um sorriso mais bonito e harmônico e consequentemente trazendo mais confiança e autoestima para os pacientes.
Fontes bibliográficas:
1)Cardenas AFM, Maran BM, Araújo LCR, et al. Are combined bleaching techniques better than their sole application? A systematic review and meta-analysis. Clin Oral Investig. 2019;23(10):3673-3689. doi:10.1007/s00784-019-03042-4;
2)Kwon SR, Wertz PW. Review of the Mechanism of Tooth Whitening. J Esthet Restor Dent. 2015;27(5):240-257. doi:10.1111/jerd.12152.