A escolha do cirurgião dentista que irá realizar as lentes e facetas de porcelana é uma das decisões mais importantes para realização da transformação do sorriso.
Colocar lentes ou facetas de porcelana sobre dentes ou porcelana sobre implantes requer conhecimento sobre a face como um todo, pois várias referências estéticas são avaliadas dentro e fora da boca. É de extrema importância conectar as informações dos exames radiográficos, fotográficos e clínico e toda a expressividade que uma face possui.
A oclusão, uma das disciplinas mais complexas da Odontologia, fala sobre a mordida e é uma das referências mais importantes quando vamos planejar e confeccionar as lentes de contato dental pois devemos respeitar as posições ideais dos dentes para que eles tenham a sua função adequada.
Os dentes em posições ideais guiam os movimentos da boca durante a fala e a mastigação. Então é de extrema importância que o profissional tenha domínio destas referências para que as porcelanas sejam feitas respeitando os princípios de uma mordida correta para que seja um trabalho longevo.
O dentista deve avaliar a necessidade da correção da posição dos dentes com aparelhos ortodônticos ou alinhadores estéticos, ou se é possível alinhar os dentes apenas realizando as porcelanas.
Deve avaliar se o paciente apresenta alguma disfunção como apertamento ou bruxismo que pode interferir diretamente na longevidade do tratamento.
E o mais importante: captar corretamente expectativa do paciente vai levar o sonho da transformação do sorriso a uma realidade palpável e duradoura.
A odontologia estética é uma arte, então procure um profissional que seja apaixonado por ela.