Cuidados redobrados com a higiene das mãos antes de realizar a higiene da boca é de extrema importância neste período de pandemia do COVID-19. Por mais repetitivo que possa ser falar disto, é importante lavar as mãos de forma criteriosa evitando negligenciar a limpeza de alguma parte das mãos. As mãos são usadas diretamente na higienização da boca, podendo assim a mão contaminada levar o vírus até a mucosa oral.
A higiene adequada da boca iniciando pelo uso do fio dental, limpeza do dorso da língua, escovação dos dentes tomando cuidado especial com dentes próximos a orofaringe (segundos molares e cisos) podem evitar a pneumonia por aspiração. Sabemos que biofilmes e placas bacterianas aderidos aos dentes contendo microorganismos patogênicos para os pulmões podem ser deslocados durante a deglutição. Durante o sono há uma diminuição da saliva, nos podemos deglutir esses biofilmes, esses ecossistemas bucais e eles serem transfixados para pulmões.
Assim o estado de saúde do paciente que contraiu COVID-19 pode ser agravado se ele não estiver fazendo a higienização criteriosa da boca. Para prevenir agravos de infecções pulmonares em tempos de pandemia e para o resto de nossas vidas é imprescindível a higienização bucal correta e retornos periódicos ao dentista para limpeza e raspagem de tártaros e placas.
É muito importante realizar a higienização total da boca usando escova de dente, fio dental, higienizadores de língua e enxaguatórios bucais. A higienização e descontaminação correta das escovas de dente e raspadores de língua imersos em clorexidina 0,12% e enxaguatórios bucais contendo cloreto de cetilperidíneo 0,05% também é de grande importância.
Fontes bibliográficas:
1.”Higiene bucal pode ajudar a prevenir complicações covid-19″.Jornal da USP 15/04/2020.
2. BUSATO Claudia de Abreu, CAVAZZOLA Alexandre Sabatini, ORTEGA Adriana de Oliveira Lira, GUARÉ Renata de Oliveira, SALEH NETO Ali. Utilização do hipoclorito de sódio na descontaminação de escovas dentais: estudo in vitro.Rev Odontol UNESP. 2015.