Hoje vamos falar sobre uma dúvida frequente dos pacientes no consultório: é preciso desgastar os dentes para realizar as lentes ou facetas de porcelana?
Para entender se é necessário realizar algum desgaste no seu dente devemos pensar em vários fatores. Para que as porcelanas durem muito é necessário que este trabalho esteja bem adaptado evitando possíveis infiltrações que possam levar ao manchamento ou soltura da peça.
Pensando nesta adaptação o eixo de inserção da peça deve ser bem planejado através do preparo dental para que ela fique mais adaptada possível.
Alguns tipos de dentes não precisam de desgaste apenas pequenas adequações, outros dentes mais manchados ou mau posicionados necessitam de um preparo maior.
Dentes planos são mais favoráveis a não precisarem de desgaste em comparação a dentes mais “gordinhos”, que apresentam bossa. Pacientes que apresentam diastemas, os espaços entre os dentes, são bons candidatos a não realizarem desgaste dental.
Dentes muito manchados em que o clareamento não conseguir o resultado desejado pelo paciente, a faceta de porcelana deverá ser mais espessa, devendo assim ser planejado o desgaste de forma individualizada.
Os Pacientes me perguntam como conseguimos controlar estes desgastes mínimos. Podemos utilizar vários instrumentos como lupas, guias de desgaste, brocas específicas por exemplo.
O ideal é sempre que possível, o desgaste seja minimizado pois a adesão da peça em esmalte é 30% maior do que no tecido abaixo chamado de dentina.